A economia fluminense fechou a semana com dois sinais importantes para o bolso: entrada de renda pública e geração de empregos formais. O primeiro veio do Governo do Estado, que depositou nesta sexta-feira, 29 de maio, a primeira parcela do 13º salário dos servidores. A medida beneficia 450 mil ativos, aposentados e pensionistas segundo o Governo do Estado, com folha aproximada de R$ 1,6 bilhão.
Na prática, esse dinheiro não fica restrito ao funcionalismo. Parte entra rapidamente no comércio, nos serviços, no pagamento de dívidas, no aluguel, no transporte e na alimentação. Para famílias pressionadas pelo custo de vida, a antecipação melhora o caixa de curto prazo. Para lojistas e prestadores de serviço, pode significar movimento adicional no fim do mês e no início de junho.
O segundo dado relevante veio do Novo Caged. O Rio de Janeiro abriu 11.741 empregos formais em abril de 2026 de acordo com o Ministério do Trabalho. A capital liderou, com 4.963 vagas, seguida por Itaboraí, Niterói e Nova Iguaçu. O recorte regional importa porque mostra que a Região Metropolitana segue concentrando oportunidades, mas também cobrando mobilidade, qualificação e serviços públicos mais eficientes.
O dado positivo, porém, precisa ser lido com cautela. No país, a taxa de desocupação chegou a 5,8% no trimestre encerrado em abril, segundo divulgação do IBGE. O desemprego ainda pressiona a renda de muitas famílias como mostra a PNAD Contínua. Isso significa que emprego com carteira crescendo é boa notícia, mas ainda não resolve sozinho a sensação de aperto.
Em São Gonçalo, a semana também trouxe alertas urbanos. A prefeitura informou 585 abordagens contra motos barulhentas e avanço de obras em bairros como Luiz Caçador e Salgueiro. São temas locais, mas econômicos: barulho, trânsito e infraestrutura interferem diretamente na produtividade, no comércio de bairro e na qualidade de vida.
A orientação prática é simples. Servidor deve usar a antecipação com prioridade para dívidas caras e despesas essenciais. Pequenos negócios devem se preparar para um leve aumento de consumo. E o poder público precisa transformar caixa e emprego em entrega real, especialmente em transporte, fiscalização, obras e transparência.