A Prefeitura de Valença vai inaugurar no dia 30 de setembro, às 9h30, a Praça Benjamin Ielpo, conhecida como Praça Chacrinha, no bairro Chacrinha. O espaço passou por revitalização e será entregue oficialmente à comunidade em cerimônia aberta ao público.
Segundo material enviado pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Valença, a intervenção busca ampliar as condições de convivência, lazer e uso cotidiano da praça por famílias, crianças e moradores do bairro. A obra foi realizada em parceria com a Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA).
A FAA informou que a reforma incluiu novos bancos de alvenaria, pergolado, novo ponto de ônibus, área de parquinho com piso de areia, academia ao ar livre, ampliação das áreas de circulação, novos espaços destinados ao comércio local, reforma dos jardins, áreas gramadas e modernização da iluminação.
A Praça Benjamin Ielpo fica em uma das entradas de Valença e já vinha sendo alvo de pedidos de revitalização e melhorias urbanas. Com a conclusão das intervenções, o espaço passa a ter estrutura ampliada para permanência, circulação e atividades de convivência.
A cerimônia de inauguração contará com participações da Banda de Música do CIEP Municipal Professor Costa Júnior e da Cia. Monsenhor Tomás Tejerina de Prado, do Polo Agrícola. A produção do evento é da Mimos Brasil Produções Artísticas.
Serviço
Inauguração da Praça Benjamin Ielpo – Praça Chacrinha
Data: 30 de setembro de 2026, quarta-feira
Horário: 9h30
Local: Praça Benjamin Ielpo, bairro Chacrinha, Valença/RJ
Realização: Prefeitura Municipal de Valença / Governo Presente
Parceria: Fundação Educacional Dom André Arcoverde – FAA